terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Feito é mais que perfeito.

 É uma das frases que estão escancaradas em qualquer prédio que abrigue os colaboradores nas sedes do Facebook. Tem mais duas, mas não é assunto pra agora. Talvez em outra oportunidade darei meus “pitacos” filosóficos.


Das características que são mencionadas como sendo importantes para chegarmos onde queremos na vida, estão inteligência, habilidades e atitudes.


Essa última, atitude, é muito mais enfatizada, e é tida como mais relevante para a concretização dos nossos projetos.


O que eu entendo dessa equação é que inteligência e habilidades são muito importantes, mas por si só não funcionam, necessitam absolutamente da atitude.


 Para desenvolvermos atitudes, em tese é importante fazermos parte de um meio social que estimule esses hábitos.

A frase do Face não é nenhuma novidade no meio corporativo. Já li em vários compêndios sobre liderança e negócios. O que ele quer enfatizar é que não devemos nos prender em perfeccionismos e devemos ser pragmáticos.
 Em muitos momentos o perfeccionismo, dificulta que os trabalhos saiam à rua. Perde-se muito tempo tentando chegar a uma perfeição que não representa o mundo real. Portanto, faça de uma vez e bote pra rua. Essa é a filosofia do Face. E pelo jeito funciona.
Confesso a vocês que vejo coisas no mercado que me surpreendem. Muito ruins.  Fico pensando como que essas coisas funcionam...Acho que está aí a resposta. Atitude.
Tem gente que não se incomoda muito com detalhes. Faz o que tem de fazer e vai adiante. E existe mérito nisso. Tudo que é feito é posto pra rua, vai pra vitrine. Isso permite que logo as pessoas tomem conhecimento do feito.
O fato de essa frase estar escancarado, bem acessível aos olhos dos colaboradores do facebook, também minimiza uma condição bastante humana: a insegurança. Se em algum momento, na conclusão do seu trabalho, você achar que não está bom, a moldura do quadro com frase, atenua a insegurança e você mostra o trabalho realizado, de uma vez.
O bom dessa característica,  é que se você não nasceu em um ambiente que estimulava atitudes, você  pode aprender. Claro que é um pouco mais difícil. Inevitavelmente, passará por esse processo de racionalizar primeiro. Dar-se conta de que tal capacidade esta fazendo falta e mãos a obra.
 Diferente dos que se criaram num meio onde isso era estimulado, esses agem sem pensar, feliz deles.
De todo modo, existe um simbolismo de vitória pra quem precisa desenvolver tal qualidade dessa forma, racionalizando e aprendendo. Depois de algum progresso teremos motivos para comemorar.
 Saber que conseguimos superar obstáculos torna a vida muito prazerosa.

Juro a vocês que quase não mandei este texto pra publicar, achando que não estava bom... Aí...Opa...Feito é mais que perfeito!!!
Ainda bem que me lembrei disso.
Abraços e Sucesso a todos.
Daniel Hack